Enviando...

DEZ
21

O ambiente de um coworking sempre será mais descontraído que um escritório tradicional ou home office – isso não quer dizer que ele não seja um ambiente profissional ou corporativo. Quando várias pessoas dividem o mesmo espaço, é natural que elas interajam, que fiquem curiosas sobre a vida ou trabalho das outras, por isso a interação acontece tão naturalmente. Por outro lado, se o seu estilo for solitário, aqui vão algumas dicas para manter o foco no trabalho:

1. Alimente-se bem

Um misto quente e uma fruta. Uma caneca de leite, um cappuccino ou um chá com biscoitos. Uma omelete. Ou uma tigela de cereal? Qual vai ser? Sem energia, o seu metabolismo não vai te deixar ter o foco necessário para trabalhar. Se você acha chato comer de manhã, ao levantar, tome um copo d’água para abrir o apetite e purifique o organismo pra valer.

2. Planeje o dia

Imagine o que a sua jornada de trabalho vai ter pela frente: os compromissos, as tarefas para entregar, aquela reunião. Escreva num papel todas antes que aconteçam. Anote o que precisa ser realizado e o que você quer realizar. Depois você vai poder comparar o que houve com o que você esperava e isso clareia bem o caminho para os próximos dias.

3. Cadê o problema?

Descobrir o problema é o primeiro passo para tentar consertá-lo. Não perca tempo procurando onde ele não existe! De tão óbvio, a gente se esquece dessa dica valiosa.

4. Hora da faxina

Chegando à sua mesa, faça uma limpeza e tenha por perto apenas o que importa: o computador, água e um caderno para anotações.

5. Trabalhe off-line

Outros dos melhores inimigos do seu foco são e-mail, redes sociais e celular. Para tarefas que não envolvem a internet, tente usar papel e caneta à moda antiga – perfeito para um brainstorming! Ative o modo silencioso e cheque o e-mail só uma vez a cada hora.

6. Use extensões

Não é à toa que o Google Chrome é o navegador mais usado nos EUA – e por aqui, o preferido de muita gente. Há três extensões que você deve instalar, principalmente se você trabalha usando internet: Pocket para guardar as páginas mais incríveis e ler depois. StayFocusd para limitar seu tempo de acesso aos seus sites mais tentadores. Evernote para anotar o que quer que seja: de lista de compras a versos de um poema.

7. Faça pausas

Chegar ao escritório mais cedo, ficar trabalhando durante o almoço ou sair mais tarde, nada disso quer dizer necessariamente melhor performance. Blocos de trabalho intenso seguidos por pausas rápidas ajudam a evitar a distração e o cansaço.

8. Som na caixa

Aliás, no fone. Ninguém está autorizado a falar com ninguém que está usando fone de ouvido. Eis uma boa etiqueta a instituir para mostrar que você está trabalhando em algo importante e não tem tempo para conversar. Ou, se música te faz produzir melhor, simplesmente use o fone para embalar de vez.

9. Vai uma xícara de café?

Café, bebidas energéticas e pó de guaraná são famosos dentre os aliados para aumentar seu poder de concentração. Evite recorrer a essa estratégia e prefira um cafezinho apenas depois do almoço ou no café da manhã, ok?

10. Exercite-se

Os exercícios aqui são dois: o primeiro é começar, regularmente, uma prática esportiva; invista nisso e o que irá acontecer é que você acabará ensinando o seu corpo a cumprir metas, além de sentir mais energia. O segundo exercício é voltar ao começo deste post (que é bem curto!) e garantir que a promessa está de pé - a partir de agora, a sua meta é o foco no trabalho como você viu aqui.